quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Cozinha Pedagógica




Cozinha Pedagógica Escritório de Inclusão Social Glicério


A Baixada do Glicério pertence ao Distrito Administrativo da Sé, região central da Capital paulista. Historicamente, o bairro é constituído por moradias coletivas multifamiliares, subdivididas em vários cômodos que exercem múltiplas funções, com acesso e uso comum dos espaços não edificados.
As instalações sanitárias são precárias e, além disso, há uma superlotação de pessoas segundo informação do Programa Morar no Centro da Secretária de Habitação do Município de São Paulo – SEHAB 2003.
Esses espaços são muitas vezes marcados pela violência e exclusão. Atualmente, as atividades econômicas predominantes são os serviços gerais e a coleta e seleção de materiais recicláveis, de acordo com os dados do EVS – Estudo de Viabilidade Socioeconômica.
Tendo como base estes dados do EVS aponta-se para o Desenvolvimento Econômico do Território:

Implantar um Núcleo de Fomento à Inserção Produtiva com base no perfil das famílias e nas potencialidades de negócios e de geração de renda da região.

Para fortalecer o Núcleo de Fomento à Inserção Produtiva, a Cozinha Pedagógica terá como metas: a capacitação e treinamento de mão-de-obra para o mundo do trabalho nas habilidades gastronômicas; a oferta de cursos de culinária objetivando a formação de empreendimentos sustentáveis, o fortalecimento dos empreendimentos locais quanto a organização de sua cozinha e processo produtivo, aprimoramento das refeições servidas, diversificação do cardápio e o curso do SESI “Alimente-se bem”.

Objetivo Geral:

Ofertar, por meio de cursos de capacitação, possibilidades de Geração de Trabalho e Renda, além de uma melhoria na qualidade de vida da territorialidade no que se refere a alimentação.

Objetivos específicos:

Desenvolver cursos de qualificação Profissional;
Desenvolver treinamento relacionado à Gastronomia;
Desenvolver o projeto do SESI “Alimente-se Bem”;

Operacionalização:

Qualificação
Donos de Bares e restaurantes locais;
Congelamento e conservação de alimentos;
Culinária regional;



Qualidade de vida
Alimente-se bem;
Reaproveitamento de alimentos;
Cuidados na preparação;
Apresentação de alimentos;

Geração de Renda
Chocolate;
Salgados para festas;
Bolos, doces e tortas;

Nenhum comentário: