segunda-feira, 28 de julho de 2008

Micro crédito São Paulo Confia

Capacitação sobre Micro Crédito 01/07/2008 no Largo da Concórdia São Paulo Confia.
O Núcleo de Fomento a Inserção Produtiva tem agora a parceria do São Paulo Confia, na questão da orientação e concessão de empréstimos para os empreendedores advindos das oficinas e também da rede do comércio Local.
Aconteceu entre 01/07/2008 e 04/07/2008 o treinamento para os Agentes de Desenvolvimento Econômico na Sede Administrativa deste programa Municipal de Micro crédito, com o objetivo de explicar um pouco da metodologia e de estabelecer quais os papéis que seriam desempenhados, tanto pelo Nós do Centro - Escritórios de Inclusão Social, quanto pelo São Paulo Confia.
A metodologia de “Aval Solidário” é baseada na formação de um Grupo Solidário (GS) de 4 a 7 pessoas, que se comprometem solidariamente a honrar os compromissos. Em poucas palavras, se um não consegue pagar, o Grupo assume a dívida e depois resolve entre si a pendência. A São Paulo Confia é pioneira no trabalho com esta metodologia no município de São Paulo. Os Grupos Solidários são formados por pessoas da mesma comunidade e com situação financeira parecida, onde existe um vínculo de confiança e solidariedade, e cada um se esforça para não prejudicar o Grupo. Esta “pressão social organizada” faz com que o índice de inadimplência seja muito baixo.
Como o crédito é concedido ao Grupo Solidário, a SP Confia possibilita acesso ao crédito e a inclusão social até para pessoas que, individualmente, estão em situação de restrição cadastral, com nome no SCPC/SERASA.

Nenhum comentário: